Dance sua melhor idade

dance sua melhor

Em meados de 2014, Renata Hilário se apresentou voluntariamente em uma hospedaria de idosos; se surpreendeu muito com o resultado positivo e motivador do trabalho.

Através dessa experiência, surgiu a ideia de levar essa linguagem tão transformadora que é a Dança, como uma atividade prática ao público idoso.

O projeto Dance a sua Melhor Idade promove aos idosos, a oportunidade de unir acessibilidade física à experimentação com a dança.

A dança para melhor idade traz metodologia direcionada e aplicada, para atender as necessidades dos idosos, trabalhando os pilares da dança como ferramenta articuladora entre o desenvolvimento físico e emocional.

PÚBLICO-ALVO

Pessoas acima de 60 anos que procuram atividades para melhorar seu desempenho físico e mental, além da convivência social com pessoas da mesma faixa etária.

Idosos deficientes

São aqueles que, devido às questões de saúde, possuem algum tipo de deficiência – física ou intelectual.

Para este perfil, a aula consiste no estímulo de sensações extraídas pela música, estimulando a memória, através de dinâmicas que trabalhem o corpo.

Idosos portadores de Alzheimer e/ou Parkinson

Para os pacientes que possuem quadros neuro-degenerativos, as aulas são direcionadas principalmente às dinâmicas que trabalhem o lado psicomotor e a capacidade de fazer duas coisas ao mesmo tempo.

Desta forma, são trabalhados o  raciocínio, a memória, as articulações e a musculatura.

BENEFÍCIOS

Benefícios Físicos

  • Melhora o equilíbrio;
  • Aumenta flexibilidade e alongamento;
  • Fortalece a musculatura;
  • Exercita a coordenação motora;
  • Melhora a rigidez das articulações;
  • Auxilia na perda e manutenção do peso;
  • Eleva a capacidade cardiorrespiratória.Benefícios Psicológicos
    • Libera a substância serotonina, responsável pela sensação de bem estar e alegria;
    • Melhora a qualidade do sono;
    • Faz bem para a auto-estima;
    • Estimula o convívio social;
    • Combate a depressão e solidão.

METODOLOGIA

  • Bate papo inicial
  • Exercícios de respiração e concentração
  • Alongamento e trabalho para articulações
  • Passos de dança e trabalho de ritmo
  • Espaço para dança
  • Relaxamento
  • Finalização com leitura ou comentários do grupo.

Horário

SEGUNDA-FEIRA ÀS 16h00

Inscrições: faleconosco@hobsalam.com.br