Yoga

yoga-slider

O Yoga é uma filosofia prática que surgiu há mais de 5000 anos, a partir de uma necessidade concreta do ser humano, de conquistar saúde física, mental, melhorar seu relacionamento com o universo, com o próximo e consigo mesmo.

Hatha Yoga é uma prática desenvolvida no século 19, derivada da ênfase que o tantrismo deu ao corpo. Introduziu posturas e exercícios respiratórios que se tornaram a base da prática atual de yôga.

A expressão Hatha Yoga poderia ser traduzida como “yôga da força“, pois “hatha“, traduzido literalmente do sânscrito, significa “esforço extremo”. Mas, se dividirmos as sílabas, encontramos as palavras “ha” (sol) e “tha” (lua), cujo significado é atribuído à busca do equilíbrio da força solar e lunar, masculina e feminina. Dá muita importância à prática das purificações, shat karma, mas também leva em conta seus aspectos sutis, como o despertar da energia potencial,kundaliní, técnicas de percepção do som supersutil interior, nada, a absorção final da atenção na realidade transcendental,laya e a iluminação, samádhi.

Assim como as demais escolas de yoga, visa transcender a consciência, mas a metodologia utilizada é baseada no fortalecimento do físico. Seus praticantes acreditam que o corpo deve estar bem trabalhado e preparado para suportar a força e o peso da elevação espiritual. Ainda na visão iogue, os ásanas devem ser praticados com consciência e foco nos objetivos do Hatha Yoga, respeitando os limites do corpo e buscando alcançar o “relaxamento do esforço”.

Os passos do Yoga

Yamas » preceitos morais(externos)
Niyamas » preceitos morais(internos)
Asanas » posições psicofísicas
Pranayamas » controle da respiração
Prathyahara » abstração dos sentidos
Dharana » concentração
Dhyana » meditação
Samadhy » iluminação

Participe de uma aula demonstrativa! Agende pelo faleconosco@hobsalam.com.br